Fotos da nossa visita à GNR

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Vantagens da Terapia Assistida por Animais

Os animais aceitam-nos pelo nosso verdadeiro interior e pela pessoa que somos e não a que queremos ser, não nos julgando pela aparência, pela roupa, pelo facto de possuirmos uma deficiência, pela beleza exterior ou por possuirmos bens materiais interessantes e por sermos os mais populares da nossa escola, ao contrário do que acontece com a maioria dos humanos.
Existem vários estudos que demonstram que os animais podem ajudar os seres humanos com as dificuldades da vida, trazendo suporte e melhoria à nossa saúde e à nossa própria auto-estima. Logo, os animais “tocam” na maioria das áreas presentes nas nossas vidas e invocam diferentes sentimentos, nomeadamente o amor, a compaixão, a felicidade, o ódio, o medo e a rejeição.
Os animais são poderosos aliados para as pessoas que possuem necessidades especiais, sendo que têm a capacidade de gerar mudanças no processo de desenvolvimento e aprendizagem.
Com o decorrer da evolução, têm surgido provas científicas que revelam a importância da interacção entre o Homem e o Animal nas terapias direccionadas aos diversos tipos de diagnósticos e problemas físicos, mentais e/ou sociais. Assim, algumas das vantagens da Terapia Assistida por Animais são o facto de:
  1. Se destinar a todas as faixas etárias;
  2. Existir a possibilidade de se recorrer a diversos animais, que são catalisadores de comunicação;
  3. Contribuir para a aquisição de sentimentos de conforto, bem-estar e auto-estima, pois uma parte da recuperação dos pacientes passa pelo bem-estar psicológico;
  4. Oferecer momentos de pura diversão e brincadeira com o animal, ao mesmo tempo que tem um efeito terapêutico;
  5. Permitir a estimulação mental, emocional e física;
  6. Estimular a memória e a atenção;
  7. Permitir a aprendizagem de comportamentos diários com o tratamento de um animal, como a limpeza, a preparação dos alimentos, a arrumação, e a responsabilidade;
  8. Manter os utentes ocupados, pelo que é um foco de atenção;
  9. Permitir o contacto, a troca e a promoção de afectos, aspectos essenciais em terapia;
  10. Desenvolver uma acção anti-depressiva e calmante, o que pode reduzir o uso de medicamentos;
  11. Diminuir a pressão sanguínea, a ansiedade, a pressão cardíaca e o stress;
  12. Melhorar o sistema imunológico e a capacidade motora.

Sem comentários: